Dominar a Pós é preciso!

Dominar a Pós é preciso!

7 de janeiro de 2020

Engana-se quem pensa que o trabalho com vídeo termina quando se desliga a câmera. Na maioria das vezes menos de 10% do que foi realmente gravado vai ser utilizado no conteúdo final.

O mundo do audiovisual é muito encantador e luxuoso, mas o trabalho é árduo e minucioso, muitas vezes quadro a quadro ou frame a frame, como preferir. Cada parte do processo de produção de um vídeo precisa ser bem realizado e respeitar a próxima etapa. Não adianta gravar um filme sem luz e achar que a fotografia se resolva na pós-produção, nem captar um som “estourado” que a edição de som não vai resolver.

Quando o fluxo de trabalho anda em conjunto o resultado esperado muitas vezes se supera, mas existe sim aqueles pequenos recursos de pós-produção que podem ser usados para ajustar possíveis problemas ocorridos no set de gravação.

1 – Ajuste de exposição

Muito comum o editor receber imagens um pouco escuras ou claras demais (estouradas), não dá pra fazer milagres e pegar uma imagem toda branca, onde não se tem informações de cores nos pixels e tentar escurecer, mas quando a imagem está pouco estouradas é possível contrastar e diminuir os tons mais altos para tentar equilibrar melhor a imagem. No caso de Céu Branco, pode-se usar mascara e obter um céu azul e radiante com inserção de “flares” para simular raios de sol.

2 – Imagens tremidas

Hoje em dia qualquer um na rua pode ser transformar em um cinegrafista, apenas sacando o celular, mas a falta de um tripé pode arruinar suas imagens devido ao tremido das mãos, e aí? Hoje a maioria dos softwares de edição possuem ferramentas para estabilizar as imagens, como já falei não dá pra operar milagres e achar que aquela imagem gravada por alguém com “Mal de Parkinson” vai ficar completamente parada, mas ligeiros movimentos podem ser corrigidos com ferramentas como: Warp Estabilaize (no Adobe Premiere e After Effects. Em alguns casos a imagem fica muito “lisa” e fluída.

3 – Correção de cores

Não entrarei muito em detalhes, pois esse assunto rende vários posts, mas o que precisa saber é que sua imagem sim pode melhorar muito na hora de colorir um filme, quanto mais equilibrada e neutra sua imagem for gravada, mais possibilidades de ajustes de cores você terá na hora do color, desde saturar as cores, esquentar ou esfriar as imagens, até fazer mascaras para corrigir a cor de pele dos personagens.

4 – Esconder algo na imagem

Gravou algo que a produção não conseguia controlar e apareceu aquela marca de margarina na mesa ou a garrafa de refrigerante, ocorre muito em programas de tv onde o apresentador vai na casa de alguém de surpresa e aquelas marcas que não são patrocinadores, e por isso não podem aparecer, estavam presente na imagem, como resolver? Existem várias formas de desfocar um um objeto em cena, mesmo que a imagem tenha movimento de câmera, o princípio básico é “Trackear” o objeto, isso pode ser feito de automática no software, e criar uma mascara de desfoque nesse objeto, assim o objeto indesejado ficará desfocado na sua imagem.

5 – Retirar um objeto de cena

Um pouco mais complicado que somente desfocar o objeto, mas em alguns casos é possível retirar o objeto de cena e refazer o fundo. Para o resultado ficar agradável é preciso analisar a cena para decidir como proceder, mas o princípio, assim como no desfoque, é “Trackear” o objeto, criar uma mascara para retirar o objeto de cena e recriar o fundo da cena que estaria atrás do objeto.

6 – Ajustar enquadramentos

Esse é um dos mais fáceis de se corrigir, seu enquadramento tem muito teto? O personagem ta muito no centro da imagem? Ou apareceu algo da produção nos cantos da imagem? Isso pode ser corrigido com Escala e Posição da imagem, claro que a escala precisa ser usada com moderação, pois pode acabar perdendo definição da imagem, mas se sua imagem foi gravada em 4k e sua saída é em 1080, você terá que diminuir sua escala e assim suas possibilidades de reenquadramento aumentam e muito.

7 – Sincronia de áudio

No cinema sempre se gravou o áudio em equipamento de gravação de áudio diferente das câmeras de hoje que já gravam áudio, por isso o estalo da claquete antes de iniciar cada take, ele era o ponto que os editores usavam para sincronizar o áudio e vídeo. De forma simples hoje temos alguns plugins que fazem a esse ajuste de sincronia quando gravamos o áudio separado ou até mesmo quando por algum motivo o áudio está fora de sincronia, o PluralEyes é o mais famoso e funciona bem, desde de que o vídeo gravado também contenha áudio gravado.

8 – Qual formato devo exportar meu vídeo?

Isso vai depender pra onde você irá mandar seu vídeo, sites de vídeo como youtube e vimeo aceitam formatos pradões 16:9, seja em HD, FullHD, 4k etc. Mas também aceitam em dimensões diferentes. Já o instagram possui postagem de Feed (aceito no formato quadrado 1:1 ou até 4:5 (1080 x 1350) que ajusta melhor ao feed), formato de Story vertical (9:16) e o IGTV (podendo usar 9:16 ou o 16:9 que ele já ajusta a tela caso o usuário vire o celular)

9 – Vídeos gravados com fundo verde

O Chroma Key dá milhões de opções na hora da gravação, pois qualquer fundo pode ser aplicado pra substituir o fundo verde ou até continuar partes do cenário. O que vai mandar é a criatividade e aplicação.

10 – Correção nas falas e depoimentos

A edição pode ser usada para melhorar a dinâmica da fala de um personagem, em vlogs conseguimos perceber inúmeros cortes bruscos na imagem, isso é usado para retirar pausas e respiros de falas, mas os cortes podem ser “escondidos” por meio de imagens de apoio ou até mesmo com mudança no enquadramento da imagem, isso disfarça o corte, deixando o vídeo mais atraente e dinâmico, use os cortes com moderação em pequenos erros, cacofonias, respiros e repetições de palavras.

E aí gostou das dicas para pós-produção do seu vídeo, já usou algo diferente que deu certo? Conte para nós. No mundo da pós-produção existem muitos caminhos para se chegar a um mesmo resultado, estamos aqui para encontrar os melhores resultados para cada problema.

Recent comments

*
*
*

Posts recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Recent Post

    Dominar a Pós é preciso!

    7 de janeiro de 2020

    DEMO REEL 2019 NO AR!

    7 de janeiro de 2020

    Categories